8 de julho de 2010

A vida diária * Dnevne aktivnosti

Levanto-me às sete horas da manhã * Vstanem ob sedmih zjutraj
Tomo banho e visto-me * Skopam se (stuširam) ter se oblečem
Às sete e meia tomo o pequeno almoço * Ob polosmih zajtrkujem
Saio para apanhar o autocarro às oito horas * Odidem tako, da ujamem avtobus ob osmih.
Chego ao escritório às oito e vinte, e começo o trabalho às oito e meia *
V pisarno pridem dvajset minut čez osem ter pričnem z delom ob pol devetih.
Ao meio-dia almoço * Opoldne imam kosilo
Janto por volta das sete * Večerjam približno ob sedmih.
Às quartas-feiras à noite vou a uma aula de inglês * Ob sredah zvečer hodim k pouku angleščine.
Deito-me às dez menos quarto * Spat grem ob tričetrt na deset
Aos sábados eu e minha mulher vamos às compras * Ob sobotah greva z ženo po nakupih
O nosso filho vai jogar futebol com os amigos * Sin gre s prijatelji igrat nogomet
O que faz aos domingos ? * Kaj delaš ob nedeljah ?
A minha mulher levanta-se e como cedo, e parte para igreja * Žena vstane, je zgodaj in gre v cerkev.


Pequeno - almoço *   Zajtrk
Almoço *   Kosilo
Lanchar *  Malica
Jantar *   Večerja
Vegetariano *   Vegeterijanec
Saúde!  Viva! *  Na zdravje! Živjo
tomar (o pequeno almoco) * imeti (zajtrk), zajtrkovati
levantar-se * vstati, dvigniti se
vestir-se * obleči se
sair * oditi
partir * zapustiti
ir * iti
chegar * dospeti
comer * jesti
beber * piti

   (EU)    *        (JAZ)
   -----             -----
levanto-me *  vstanem                      
tomo banho  *  se skopam
visto-me   * se oblečem
tomo o pequeno almoco  * zajtrkujem (imam zajtrk)
saio *  odidem
chego * pridem, dospem
comeco o trabalho * pričnem delati
deito-me * grem v posteljo (grem spat)

   (TU)    *       (TI)
   -----           -----
levantas-te * vstaneš
tomas banho *  se skopaš
vestas-te * se oblečeš
tomas o pequeno almoco  * zajtrkuješ
sais * odideš
chegas * prideš, dospeš
começas o trabalho * pričneš delati
deitas-te (vais dormir) * greš v posteljo (greš spat)

 (ELE,ELA)  *    (ON,ONA)
 ---------          --------
levanta-se * vstane
toma banho * se skopa
veste-se * se obleče
toma o pequeno almoco * zajtrkuje
sai  * odide
chega  * pride, dospe
comeca o trabalho * prične delati
deita-se (vai dormir) *  gre v posteljo (gre spat)

Sem comentários:

Enviar um comentário